sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Os bons objectivos são objectivos SMART (uma nova abordagem)

SMART é o acrónimo para os factores mais importantes no estabelecimentode objectivos de qualidade:

Específico e mensurável - Não se diz a alguém "eu quero que melhore". Tem de se ser específico sobre a área que necessita de melhorias e sobre o que é um bom desempenho. Ser específico reforça o antigo ditado: "Se não consegues medir, não consegues gerir". Logo, os objectivos têm que ser específicos, observáveis e mensuráveis. Se alguém diz: " Mas o meu trabalho não é mensurável", proponha eliminá-lo para ver se dará pela falta de alguma coisa.

Motivante - Nem todos os trabalhos são divertidos mas ter objectivos motivantes ajuda. Por vezes todos precisam de saber porque é que a tarefa é importante. O "porquê" explica como é que a tarefa de uma pessoa se encaixa no desempenho geral e nas metas e objectivos gerais. As pessoas gostam de saber que o que fazem marca a diferença. Isso é motivante.

Alcançável - É falsa a suposição de que para motivar alguém, tem de se estabelecer objectivos inalcançáveis. O que realmente motiva é ter objectivos moderadamernte difíceis, mas alcançáveis. McClelland descobriu que os grandes realizadores gostam de estabelecer objectivos moderadamente difíceis mas alcançáveis - isto é, objectivos que puxem por eles, mas que não sejam impossíveis. É isto que se quer dizer com alcançável.

Relevante - Acredito na regra 80/20.oitenta por cento do desempennho que se pretende das pessoas advém de 20% das actividades em que elas se poderiam envolver. Logo, um objectivo é relevante se aborda uma das actividades dos 20% que marcam a diferença no desempenho geral.
Possível de acompanhar e com tempo limitado - Como formador quer ser capaz de elogiar o progresso ou redireccionar comportamentos inadequados. Para fazê-lo deve ser capaz de medir ou contar o desempenho frequentemente, o que significa que tem que estabelecer um sistema de registos de forma a acompanhar o desempenho. Tem de estabelecer objectivos intermédios para que possa elogiar o progresso dos formandos ao longo do tempo.Isso estabelece o coaching diário. Se o objectivo consiste em terminar um trabalho até ao dia 1 de Setembro, as probabilidades de receber um trabalho aceitável, ou até mesmo excepcional, irão aumentar se forem solicitados trabalhos intermédios. Lembre-se que o bom desempenho é uma viagem e não um destino. O que os formadores têm que fazer é gerir a viagem.

Pergunta:
Consegue definir objectivos que, na sua definição, sejam SMART, ou seja, contenham todos os elementos supracitados?

Nota:
O acrónimo SMART corresponde em inglês Specific and mesurable, Motivating, Attainable, Relevant e Trackable and time bound. Em inglês SMART significa inteligente/esperto..

Sem comentários:

Enviar um comentário