sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Repreensão e redirecção

Se os elogios se concentram em encontrar os outros a fazer algo bem e a acentuar o positivo a questão que surge inevitavelmente é:

Mas o que é que se faz quando o desempenho não estiver à altura?

Há na realidade duas estratégias para lidar com o fraco desempenho: redirecção e repreensão.

A repreensão funciona melhor com aqueles que têm problemas de atitude ou "não vou fazer isso".

Estes são vencedores e sabem como fazer o que lhes está a ser pedido que façam , mas, por alguma razão, não o estão a fazer.

A redirecção é apropriada para aqueles que tem problemas de experiência ou de "não consigo fazer isso".

Estão a aprender e, por isso, não sabem ainda como fazer o que lhes está a ser pedido.

Se há duas estratégias diferentes para lidar com um fraco desempenho, porque é que a repreensão é realçada?

Porque geralmente as pessoas não são muito boas a fornecer feedback negativo àqueles que normalmente têm um bom desempenho.

Ainda que isso continue a ser verdade, hoje em dia sublinhar-se-ia a redirecção.

Porquê?

Porque actualmente as coisas estão a mudar tão rapidamente na maior parte das áreas que a competencia para realizar um determinado trabalho tem uma duração limitada.

Actualmente a aprendizagem contínua é necessária para que todos nós nos mantenhamos a par do que vai acontecendo.

Como resultado ocorrem significativamente menos situações onde a repreensão é mais adequada do que a redirecção.

É de assinalar que quer para a repreensão quer para a redirecção existem alguns elementos a ter em consideração.

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