Se os elogios se concentram em encontrar os outros a fazer algo bem e a acentuar o positivo a questão que surge inevitavelmente é:
Mas o que é que se faz quando o desempenho não estiver à altura?
Há na realidade duas estratégias para lidar com o fraco desempenho: redirecção e repreensão.
A repreensão funciona melhor com aqueles que têm problemas de atitude ou "não vou fazer isso".
Estes são vencedores e sabem como fazer o que lhes está a ser pedido que façam , mas, por alguma razão, não o estão a fazer.
A redirecção é apropriada para aqueles que tem problemas de experiência ou de "não consigo fazer isso".
Estão a aprender e, por isso, não sabem ainda como fazer o que lhes está a ser pedido.
Se há duas estratégias diferentes para lidar com um fraco desempenho, porque é que a repreensão é realçada?
Porque geralmente as pessoas não são muito boas a fornecer feedback negativo àqueles que normalmente têm um bom desempenho.
Ainda que isso continue a ser verdade, hoje em dia sublinhar-se-ia a redirecção.
Porquê?
Porque actualmente as coisas estão a mudar tão rapidamente na maior parte das áreas que a competencia para realizar um determinado trabalho tem uma duração limitada.
Actualmente a aprendizagem contínua é necessária para que todos nós nos mantenhamos a par do que vai acontecendo.
Como resultado ocorrem significativamente menos situações onde a repreensão é mais adequada do que a redirecção.
É de assinalar que quer para a repreensão quer para a redirecção existem alguns elementos a ter em consideração.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Repreensão e redirecção
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