domingo, 17 de janeiro de 2010

Alcançar objectivos requer FEEDBACK

Uma noite, quando João estava a jogar bowling viu alguns dos formandos "problemáticos" da ultima acção de formação que tinha ministrado.

Um dos membros menos motivados - alguém de quem ele se lembrava muito bem - pegou na bola de bowling, aproximou-se da linha e lançou-a.

O formando desatou a gritar e a saltar.

Porque é que acha que ele estava tão feliz?

A resposta foi obvia para João: Tinha feito um strike.

Ele tinha tido um bom desempenho: derrubara todos os pinos.

OS OBJECTIVOS TÊM DE SER CLAROS

O motivo pelo qual os formandos não andam aos gritos nas salas de formação, argumentou João, é porque em parte não se clarifica o que é esperado deles.

Para continuar a analogia do bowling, quando se aproximam da linha, reparam que não há pinos lá ao fundo; isto é, não sabem quais são os seus objectivos.

Por quanto tempo gostaria de de jogar bowling sem pinos?

No entanto, todos os dias no mundo da formação há pessoas a jogar bowling sem pinos e, como resultado, não sabem dizer como se estão a sair.

Os formadores sabem o que querem que os seus formandos façam, mas não se dão ao trabalho de lhes dizer.

No que toca à definição de objectivos, nunca pressuponha nada.

ALCANÇAR OBJECTIVOS REQUER FEEDBACK

Quando os formadores pressupõem que os seus formandos sabem o que se espera deles, estão a criar um segundo estilo ineficaz de jogar bowling.

Colocam os pinos na linha mas, quando o jogador vai lançar a bola, repara que há uma cortina ao fundo.

Logo, quando se lança a bola e ela passa debaixo da cortina, ele ouve o som mas não sabe quantos pinos derrubou.

Quando lhe pergunta como é que ele se saiu, ele diz: "Não sei, mas soube-me bem".

Para avançar em direcção aos objectivos, as pessoas precisam de feedback relativamente ao seu desempenho.

O motivador número um de pessoas é o feedback de resultados.

Uma outra forma de enfatizar esta questão reside no slogan que Rick Tate usava frequentemente: " O feedback é o pequeno almoço dos campeões"

Consegue imaginar-se a treinar para os Jogos Olímpicos sem alguém a dizer-lhe o rápido que está a correr ou o alto que está a saltar? A ideia parece ridícula, no entanto muitos em formação trabalham num vácuo, não sabendo como se estão a sair no seu trabalho.

Uma nota (ou dinheiro) motiva apenas se houver um feedback dos resultados.

Já alguma vez recebeu uma nota (ou um aumento) que o deixou satisfeito e depois descobriu que alguém que acha que não trabalha tanto como você recebeu a mesma nota (ou aumento) ou ainda maior?

Não só essa nota (ou aumento) não motivou, como o desmotivou quando descobriu que não teve nada a ver com os resultados.

De repente, deixou de importar o quanto você trabalhou.

Quando os formadores se convencem que o motivador número um é o feedback dos resultados. geralmente estabelecem uma terceira forma de jogar bowling.

Quando o jogador chega à linha para lançar a bola, os pinos estão de pé e a cortina ainda está no lugar, mas agora há um outro ingrediente no jogo: um supervisor atrás da cortina.

Quando o jogador lança a bola, ouve o som dos pinos a cair.

O supervisor levanta dois dedos e diz: "deitou abaixo dois pinos"

Na verdade, a maioria dos formadores não expressa o feedback de uma forma tão positiva.

Eles diriam: "Falhou oito pinos"

Sem comentários:

Enviar um comentário